NEA Rede de Agroecologia Unicamp
Quem Somos
A Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU) constitui-se como uma rede de atores voltada a potencializar, articular e promover atividades de ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia na Unicamp e instituições parceiras visando contribuir para ampliação das práticas e compartilhamento de saberes sobre o tema com toda sociedade. Em 2014 foi reconhecido como Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), fomentado através de projeto financiado pelo edital MDA/ CNPq 39/2014.
Os caminhos a percorrer
As ações desenvolvidas pela RAU são voltadas a promover espaços e atividades que integrem o saber acadêmico e popular por meio da educação, vivência, circulação dos saberes e da produção agroecológica. Suas ações estão voltadas a incentivar processos direcionados à construção permanente de valores e práticas de solidariedade e fraternidade e a promoção da reflexão crítica sobre modelos de desenvolvimento. A RAU tem como compromisso promover ações que visem à institucionalização da Agroecologia na Unicamp e que incentivem as experiências em rede e atividades voltadas a processos de aprendizado e desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias sociais.
O que queremos
A atuação da RAU visa resultados práticos que ampliem o apoio mútuo entre seus membros, apoio social e adoção da agroecologia. Como principais resultados pretendidos com nossas ações, temos:
-
mais apoio aos agricultores/produtores agroecológicos
-
mais pesquisa e extensão em agroecologia
-
integração de ações e experiências em rede
-
desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas à agroecologia
-
sensibilização e participação de novos atores sociais
-
promoção da alimentação saudável e do consumo consciente
A RAU atua, principalmente, promovendo encontros, feiras e outras atividades que promovam interação entre os participantes e inserção de novos atores.
Estrutura de funcionamento da RAU
A RAU coordenará suas atividades por meio de estrutura elaborada e aprovada por seus membros conforme definida a seguir:
-
Coletivo: formado por todos os membros. Instância decisória máxima na qual todas as decisões fundamentais referentes à RAU devem ser aprovadas entre os presentes nas reuniões que serão definidas de acordo com necessidades e compromissos assumidos e comunicadas a todos participantes
-
Coordenadoria Geral: composta por um membro de cada Grupo de Trabalho (especificados abaixo). Constitui-se como um grupo de apoio a gestão e integração da Rede.
-
Grupos de Trabalho (GT): Cinco grupos de trabalho abertos constantemente à adesão de novos membros e sujeitos a redefinição em relação ao tema e função de acordo com necessidades da Rede. Compõem os grupos de trabalho: GT de Comunicação e Gestão da Informação; GT de Eventos “Sexta na Estação”; GT de Projetos e Captação de Recursos; GT de Ações Integradas; GT de Pesquisa e Extensão.